Dicas para não desperdiçar energia elétrica

2017-01-30
Na Mídia
30 de janeiro de 2017
Os Benefícios da Energia Fotovoltaica
21 de novembro de 2017
Mostrar tuto

Dicas para não desperdiçar energia elétrica

fundo-economia-energia

Caso você ainda não tenha investido num sistema fotovoltaico e ainda está preocupado em como reduzir o custo das contas de energia, preparamos algumas dicas que podem representar uma economia de até 20% todos os meses na sua conta. Confira.

  • Desligue equipamentos em modo Standby
    Existem eletroeletrônicos em sua residência que mesmo desligados, possuem leds acesos, ou qualquer outro tipo de circuito eletrônico consumindo energia elétrca. Tire esses equipamentos da tomada enquanto não os utiliza.
  • Sem improvisos no chuveiro
    Quando queimar a resistência elétrica do seu chuveiro, troque-a por um modelo idêntico. Fazer emendas ou quaisquer outros tipos de adaptações podem, além de gastar mais energia elétrica, apresentar riscos à segurança dos moradores.
  • Limpe o chuveiro
    Desobstruir os furos por onde corre a água nos chuveiros também fará você economizar energia elétrica, permitindo uma vazão maior de água durante o banho.
  • Iluminação
    Quando uma lâmpada de uso frequênte queimar, faça a substituição por uma de led. Quanto maior o uso, mais vale a pena investir nesse tipo de iluminação. Se a luminária não for utilizada com tanta frequência, poderá ser substituida por uma lâmpada flourescente também.
  • Ar condicionado
    Os modelos inverter são mais econômicos, por isso dê preferência na hora de comprar. Caso já possua ar condicionado no imóvel, feche cortinas e persianas durante o dia, utilize o termostato do equipamento, não desligue o aparelho caso sair do ambiente por pouco tempo, mas desligue-o ao se ausentar por mais de 30 minutos.
  • Instalações elétricas
    Fios e cabos muito antigos, mal dimensionados, posicionados em locais não adequados, emendas mal feitas, eletrodutos congestionados, podem aumentar drasticamente sua conta de energia e colocar sua segurança em risco. Esses problemas podem te dar um prejuízo grande, além de aumentar a tarifa, podem causar incêndios, choque elétrico ou curto circuito. Se você acha que está gastando além do devido em sua conta de energia, contrate uma empresa especializada para averiguar se existe segurança e qualidade em toda a instalação do imóvel. Um projeto elétrico feito por um profissional que se responsabilize tecnicamente e legalmente pelo trabalho, material elétrico de qualidade e uma instalação bem feita são investimentos necessários.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *