Em 2014, o engenheiro eletricista Gabriel Buzato, que já atuava como técnico em eletrônica no setor de comissionamento de subestações de alta tensão e geradores de usinas hidrelétricas, juntamente com o empresário, físico e eletrotécnico Edson de Oliveira, com mais de 30 anos de experiência no setor elétrico e de geração de energia, concluíram que a modalidade mais inteligente de geração de energia elétrica era a fotovoltaica.
Constataram que, sem o sol, não existiriam hidrelétricas, eólicas ou termelétricas, nem fontes de energia derivadas dos alimentos ou das plantas. Dessa forma, investir em sistemas fotovoltaicos fazia total sentido. Era evidente que o sistema elétrico se tornaria cada vez mais dependente dessa modalidade, tanto no Brasil quanto no mundo, devido ao crescente uso de eletroeletrônicos e veículos elétricos, aliado à necessidade de reduzir o impacto ambiental.
Observando que a tecnologia fotovoltaica ainda era desconhecida pela maioria dos brasileiros, decidiram fundar a IPERSOL (Instalações e Projetos de Energias Renováveis), focando no sol como matéria-prima. Na época, procuraram uma solução fotovoltaica on-grid residencial, mas não encontraram nada disponível num raio de 200 km de Bauru. Decidiram, então, projetar e instalar seu próprio sistema. Após alguns meses de funcionamento pleno da segunda usina fotovoltaica de Bauru, instalada na residência da mãe de Gabriel, deram início ao negócio, com a emissão do CNPJ da IPERSOL em 7 de outubro de 2015.
Ao longo do tempo, tanto a empresa quanto seu fundador foram reconhecidos pelo conhecimento técnico em instalações elétricas, geração de energia e sistemas fotovoltaicos.